11 de junho de 2015


David Rosa, o "pastorinho olímpico" de Cross Country

Falamos de David Rosa, o primeiro atleta de sempre a representar o país na modalidade de Cross Country Olímpico, nos Jogos Olímpicos de 2012. Natural de Fátima, não é um milagre,mas já alcançou resultados que no âmbito no panorama nacional e internacional, se parecem com autenticos milagres! "Milagres" estes que são fruto do seu trabalho e persistência! Na boca do Lobo esteve à conversa com o "Pastorinho Olímpico". :)

Atleta em competição


Na Boca do Lobo (NBL) Com que idade e como aprendeste a andar de bicicleta?


David Rosa (DV) Aprendi quando tinha 3/4 anos em frente à loja da minha mãe. Lembro-me bem da bicicleta e de usar as rodinhas de lado.  


NBL Qual o momento que marca o teu início no mundo do XCO?


DV A primeira prova que fiz foi em 2001, na Taça de Portugal na Benedita. Foi um grande choque pois não esperava que as provas começassem de uma forma tão violenta, estava habituado a ver os arranques das provas de ciclismo de estrada na televisão em que é tudo muito mais calmo. Ainda para mais meti-me logo na Taça de Portugal com os melhores do país... não sabia ao que ia nem de perto nem de longe.


NBL Quando começaste já sabias ao nível a que querias chegar?


DV Sabia que queria ser bom, mas comecei por traçar objectivos a curto prazo: vencer uma prova (fosse qual fosse), depois fazer pódio numa Taça de Portugal, ser chamado à Selecção Nacional, depois vencer a Taça de Portugal e ser Campeão Nacional, ir aos Jogos Olímpicos, etc. Ou seja, queria atingir um patamar, depois apontar a outro superior.


NBL Até chegares à universidade foi fácil conciliar treinos e estudos? Como foi ?


DV Não mesmo. Quando tinha aulas só às 9h30 acordava às 6h15 e às 7h já estava a treinar antes das aulas, depois, chegando a casa às 9h fazia tudo a correr para chegar a horas. Depois das aulas voltava a treinar, à noite, com um colete reflector. Não foi nada fácil, de vez em quando adormecia nas aulas e queria entrar na Faculdade. Para ajudar, não tinha estatuto de alta competição, por isso precisava mesmo de média para entrar onde queria. Mas o mais difícil foi depois de entrar na Faculdade, demorei 2 anos a “acertar” com as rotinas.  


NBL Quando e de que forma surgiu o sonho de ires aos Jogos Olímpicos?


DV Surgiu em 2009, quando subi ao escalão Elite. Era algo que nunca tinha sido atingido antes, e isso motivou-me. Foi mais uma vez um ano complicado pois estava no último ano da faculdade e em estágio pedagógico. A parte inicial do ano não foi fácil (cheguei a faltar a uma pova da Taça de Portugal pois tinha muito trabalho do estágio a fazer) mas a partir de Maio já estava melhor e venci o Campeonato Nacional de XCO e o de Rampa (foi a primeira edição do mesmo) e algumas etapas da Taça de Portugal. Assim, com estes resultados, quis apontar para a Qualificação Olímpica, embora fosse um sonho bem distante na altura.


NBL Melhor recordação até hoje da tua vida desportiva?


DV São bastantes, mas a prova dos Jogos Olímpicos em si. O dar uma volta no percurso umas horas antes e já estarem milhares de pessoas no percurso aos gritos, a chamada para a linha de partida e toda a adrenalina... assim como chegar completamente esgotado que era o meu objectivo: o de dar simplesmente tudo, sem arrependimentos quanto à minha entrega na estreia de Portugal no maior evento desportivo do Mundo.


Participação nos Jogos Olímpicos, Londres 2012



NBL Pior recordação?

DV A queda que tive nos Jogos Olímpicos hipotecou um resultado melhor, possivelmente um top15. Está quase a par de quando no ano passado seguia no top10 da Taça do Mundo nos Estados Unidos e furei. Esta posso dizer que é a minha pior recordação, tive insónias durante uma semana.


Participação na Taça do Mundo, Bélgica 2015



NBL E Resultados?


DV Consegui o 23º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres
Atualmente o 12º Melhor português de sempre no Ranking Mundial
29º Melhor português de sempre em Campeonatos Mundiais
14º Melhor português de sempre em Taças do Mundo
19º Melhor português de sempre em Campeonatos Europeus
Fui 5 vezes Campeão Nacional de XCO Elite (2009, 2010, 2011, 2012, 2014) e 2 vezes Campeão Nacional de Rampa Elite (2009, 2010)
Campeão Nacional Sub23 em 2007
5 vezes Vencedor da Taça de Portugal de XCO (2004 Júnior, 2007 e 2008 Sub23, 2013 e 2014 Elite)
Vários pódios em Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Turquia, Brazil, Austrália.
Vencedor do Troféu Mountain X-Bike 2009
e Vencedor do Troféu Maxxis Cup 2004





NBL Pela tua experiência acumulada, que conselho darias aos jovens ciclistas?


DV Em primeiro lugar que se divirtam com a bicicleta, é muito importante. Em segundo lugar, que conciliem os estudos com a actividade desportiva. Por último, que tenham um treinador que não os coloque a treinar demasiado e demasiado cedo.


NBL Sabemos que para além de seres um atleta excepcional, és mestre em Educação física.  Consideras que a prática de desporto nas escolas, contribui para a formação dos jovens?


DV Claro que sim, até acho que face aos problemas de hábitos sedentários e obesidade que enfrentamos o número de horas de Educação Física deveria ser aumentado. Além disso, há inúmeros estudos que provam que a actividade física tem uma influência positiva no sucesso académico e cognitivo.  



Na boca do Lobo, agradece ao David a disponibilidade para responder às nossas questões, e deseja-lhe sorte para este novo ciclo de qualificação olímpica! Nomeadamente para a próxima prova, que será nos Jogos Europeus de Baku, no próximo sabádo, pelas 11.30, e que será transmitida pela Sportv 3.


Deixamos também a página do facebook do David Rosa: https://www.facebook.com/DavidRosaXCO?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário