5 de maio de 2015

Timur Palamaryuk: uma experiência enriquecedora

Campanha para a AE


Até hoje, todas as Associações de Estudantes da ESFRL, seguindo o exemplo do governo nacional e salvo raríssimas excepções, têm sido alvo de duras críticas por parte da comunidade escolar.
Falámos então com o Presidente da AE da nossa escola para tentar perceber como vai ser este ano.

Na Boca do Lobo (NBL) Porque quiseste concorrer para a Associação de Estudantes? 

Timur Palamaryuk (TP) Porque admirei o trabalho do presidente anterior e, como eu próprio gosto de organizar eventos e estar envolvido em atividades, sabia desde logo que me ia dar um certo prazer fazer parte da AE. Para além disso, acho que é uma experiência enriquecedora para um aluno.

NBL Como pensas que deve ser/agir uma Associação de estudantes? 

TP A meu ver, a AE deve agir tendo como objetivo procurar dar aos alunos aquilo que eles mais gostam (eventos desportivos, festas, algumas atividades escolares). Deve-se pensar sobretudo no seu bem-estar e, felizmente, temos conseguido, com a colaboração deles, proporcionar-lhes isso.

NBL As Associações de Estudantes dos anos anteriores raramente cumpriram os objetivos que anunciavam em campanha. Este ano está a ser diferente? 

TP Alguns dos nossos objetivos, como o das folhas de teste, o banco de apontamentos tiveram de ser cancelados porque não tiveram a aprovação da direção. Não sei até que ponto poderemos cumprir todos os objetivos, mas alguns estão a ser cumpridos e esperamos dar continuidade a isso.

NBL Apesar do ano lectivo já ir quase no fim, quais as perspectivas para este ano? 

TM Como se sabe, a AE atual tomou posse bastante tarde, já quase no 2º período, por isso não tivemos muito tempo para trabalhar. De qualquer das formas temos diversas atividades programadas. Esperamos fazer pelo menos dois torneios desportivos, duas festas para os alunos e o baile de finalistas, que este ano será no 3º período. Esperamos conseguir fazer pelo menos uma ação de voluntariado, que é um dos nossos objetivos e dar seguimento às atividades dos dias temáticos, como o Dia dos Namorados. Há outras atividades que temos em mente mas que não dependem só de nós, portanto estas são as principais.

NBL Como tem sido a relação entre os membros da Associação? 

TM A associação funciona em sintonia, a maioria de nós já se conhecia dos outros anos o que facilita o funcionamento da associação.

NBL Muitos alunos ainda desprezam o direito ao voto. Qual pensas ser a razão da elevada taxa de abstenção entre os alunos da ESFRL? 

TM Infelizmente este ano apenas cerca de um terço dos alunos votou, o que nos deixou um pouco tristes. Penso que dentro das condições que tivemos, tanto a nossa Lista como a adversária, fizemos um bom trabalho e fizemos o suficiente pelos alunos para que eles disponibilizem alguns minutos do seu intervalo para votar. Acho que a principal razão é mesmo falta de interesse por parte dos alunos e estou de consciência tranquila porque sei que fizemos o nosso melhor no apelo ao voto.

NBL Quais foram as maiores dificuldades que sentiram até ao momento? 

TP Foi muito difícil promover a viagem de finalistas tendo em conta que as campanhas eleitorais da nossa escola foram muito tardias comparado às outras escolas e as inscrições para a viagem estavam pouco a pouco a esgotar-se. Logo que tomámos posse trabalhámos muito nesse sentido, de informar o maior número de alunos possível sobre a viagem para que não ficasse ninguém sem saber da existência da mesma. Felizmente conseguimos isso e este ano houve mais inscrições do que no ano passado, o que só nos pode deixar satisfeitos.

NBL Torna-se difícil conciliar a AE com as tarefas escolares? 

TP Não é fácil, é verdade, a maioria de nós frequenta o 12º o que dificulta ainda mais a gestão do tempo. Apesar de termos menos aulas do que nos outros anos, o ensino superior está mais do que antes na nossa cabeça e precisamos do tempo livre para estudar. Ainda assim, com um pouco de esforço é possível conciliar os dois e temos conseguido.

NBL Consideras que a direcção da escola coopera com a AE? 

TP Creio que sim. Tivemos desde o planeamento das campanhas o apoio da direção, o que nos deu motivação para ir em frente. A meu ver a ESFRL conta com uma direção muito competente e acho que a escola funciona bem sobretudo graças a isso.

NBL Achas que pertencer à AE pode ser um ponto de partida para uma vida na política?

TM Não sei se pode ser um ponto de partida para uma vida política mas tenho a certeza que é uma experiência muito enriquecedora, em que se aprende muito e que pode ser bastante útil para qualquer aluno, sobretudo para aqueles que pretendem seguir os estudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário