7 de fevereiro de 2013


Fora com o cinema?





                De volta ao CinemaCity? Ou devemos levantar as nossas velas, enquanto insistimos na pirataria informática?
                É essa uma das questões colocadas com o fecho das salas de cinema Castello-Lopes, no principal centro comercial da nossa cidade. A exibidora Socorama Castello-Lopes encerrou, na passada semana, 49 salas de cinema, todas elas integradas em centros comerciais da Sonae Sierra, de entre as quais se contam as 7 situadas no LeiriaShopping.
                Segundo João Paulo Abreu, da administração da exibidora, e conforme o website do jornal PÚBLICO, “Não conseguimos chegar a acordo para dar continuidade à exploração de cinema. Eram condições impossíveis de continuar, dada a quebra no sector.”. As negociações com a Sonae Sierra mostraram-se infrutíferas, uma vez que os preços estipulados para o arrendamento do espaço eram incompatíveis com as quebras sentidas nas receitas provenientes das bilheteiras.
                Por outras palavras, os clientes têm vindo a diminuir, sem dúvida devido às dificuldades financeiras que se têm sentido, fruto da greve que parece afectar o país. Ou será o motivo o crescente desinteresse pela indústria cinematográfica, com o desenvolvimento da distribuição ilegal dos filmes, através da internet. E, nesse caso, que acções devem os jovens tomar, quando se verifica que os downloads ilegais estão a matar a 7.ª arte? Será caso para nos preocuparmos? Veremos como a situação progride.

André Vaz

Sem comentários:

Enviar um comentário