27 de janeiro de 2013



Os cursos com maior empregabilidade

A atual crise vivenciada por todos os portugueses, e pela grande maioria da população mundial, faz-se sentir principalmente no emprego. Muitas das pessoas com formação superior em Portugal estão desempregadas, sendo que a taxa de desemprego nos jovens formados atinge valores altos e tende a aumentar. Torna-se, então, necessário escolher um curso com uma boa taxa de empregabilidade.
A área com maior saída é Medicina, que tem apenas 2,8% desempregados, entre 152 mil formados nos últimos 25 anos. Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Fisioterapia, Radiologia, são exemplos de outros cursos ligados à Saúde que têm uma elevada taxa de empregabilidade.
 A seguir vem Direito, com 3,2% de desempregados entre os 52967 diplomados. Depois Matemática e Estatística, com 3,6 %. Cursos como Estatística, Métodos Quantitativos e mestrados de Matemática são um bom passaporte para quem quer colocação rápida no mercado de trabalho, sem muitos inscritos nos centros de emprego.
 Há uma área que só tem 1,9% de desempregados, mas tem apenas 6030 diplomados neste período: é a de Serviços de Segurança. Também a Informática continua a ser uma escolha segura no mundo do trabalho. Cursos como Sistemas de Informação e Engenharia de Redes têm boas saídas profissionais. São poucos os licenciados nesta área que precisam de se inscrever nos centros de emprego, porque a procura ainda é grande.
Antigamente, escolhiam-se os cursos que mais se gostavam. Hoje em dia, há que saber conjugar os gostos pessoais com um curso que tenha mais saída a nível de emprego.
Rita Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário