16 de dezembro de 2012


Banco Alimentar, a ESFRL alimenta esta ideia

Mais uma vez, a nossa escola aderiu e apoiou a causa do Banco Alimentar Contra a Fome. Nos passados dias 13 e 14 de dezembro, procedeu-se à recolha de alimentos e papel para ajudar esta causa.
Esta iniciativa teve como objetivo reunir géneros alimentares para as pessoas mais carenciadas, através da entrega direta de alimentos não perecíveis e papel, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, onde cada tonelada de papel representa 100 euros para a compra de alimentos.
A partir de uma ideia de John Van Hengel, que em 1967 fundou o primeiro Food Bank, em Phoenix, no Arizona, deu-se início a um movimento que existe hoje em todos os continentes. Em Portugal foi criado o primeiro Banco Alimentar Contra a Fome em 1990, por iniciativa de José Vaz Pinto, com o princípio de “ir buscar onde sobra para entregar onde falta”.
Com a colaboração de escolas, como a nossa, e de demais instituições, o Banco Alimentar conseguiu, em 2011, mais de 100 toneladas de alimentos do que no ano anterior.
Num ano, subiram para 250 mil o número de pessoas apoiadas pelos bancos contra a fome. A cada semana que passa, o número de famílias necessitadas aumenta, sendo que em 5 anos teve um aumento de 57%. A solidariedade representa, nos dias de hoje, um papel cada vez mais importante.

Podes participar nesta iniciativa de diversas formas, que poderás encontrar no site http://bancoalimentar.pt/

Melissa Silva e Rita Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário