20 de dezembro de 2012


A diversidade de tradições e o Natal na ESFRL





                




              O Natal, ou Dia de Natal, é uma comemoração e festividade da religião cristã que se comemora anualmente no dia 25 de dezembro, data que marca o nascimento de Jesus Cristo, que em séculos anteriores representava o principal motivo de comemorações neste dia. No entanto, esta data, bem como as tradições a ela associadas, variam de país para país. Por exemplo: na Holanda comemora-se no dia 6 de dezembro (dia de São Nicolau); no México, realizam-se procissões todas as noites, desde o dia 16 de dezembro; na Alemanha, é costume montar-se a Coroa do Advento quatro domingos antes do dia 15; os poloneses comemoram-no quando surge a primeira estrela no horizonte da noite do dia 25 de dezembro; na Austrália, atendendo à estação do ano desta época - o Verão, tem-se por hábito comemorar o Natal nas suas belas praias, bem como em alguns países africanos; tanto na China como no Japão, apenas as famílias cristãs celebram esta data de maneira tradicional, sendo que os nativos destes países não lhe atribuem grande importância e celebram-na de forma diferente; em Israel realizam-se peregrinações a Belém e à Igreja da Natividade (igreja onde estes acreditam ser o local exato do nascimento do menino Jesus, e onde é celebrada a missa na noite de Natal).
                                                                                                                             







             



           No caso do nosso país, à semelhança de muitos outros países, como são exemplo o Brasil, a Inglaterra ou até mesmo a França, o Natal é habitualmente comemorado entre família e amigos, acompanhado pela ceia requintada e tradicional, o costume popular da troca de prendas e cartões que é normalmente feita quando se dão as “dozes badaladas” no relógio, e as idas à igreja para a “Missa do Galo”. A figura alegórica é o Pai Natal, que alegra muitas crianças, uma vez que supostamente é ele que lhes oferece os presentes. O Natal ganha vida principalmente devido à decoração que a ele está associada: árvores enfeitadas; estrelas; presépios; etc. Esta decoração é também facilmente visível nas cidades portuguesas aquando desta época.
         A nossa escola não fugiu à tradição e, à semelhança de anos anteriores, neste ano letivo podemos observar a decoração natalícia presente no átrio, no bar, no refeitório e na biblioteca. O átrio está maioritariamente decorado com candeeiros feitos a partir de troncos realizados pelos alunos do 11º DIE, no âmbito da disciplina de MTEC (Materiais e tecnologia), no entanto também apresenta outros elementos decorativos. No bar, juntamente com o refeitório estão presentes postais elaborados pelos alunos de Alemão do 10º ano, sendo que alguns foram reaproveitados do ano letivo passado, e decorações da responsabilidade das professoras Alcinda Goulart e Ana Ganhão. A biblioteca, como habitualmente, “vestiu-se” para esta quadra e decorou o seu espaço com pequenas árvores feitas de materiais recicláveis, bolas de papel, uma árvore de Natal feita com livros e um presépio também ele com livros e materiais recicláveis.
Janice Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário