19 de abril de 2014

José e Pilar (2010)




Das mãos do realizador português Miguel Gonçalves Mendes chega-nos um documentário intimista que retrata a vida privada do escritor português José Saramago e da sua mulher, Pilar del Rio.


"José e Pilar"  mostra-nos o constante vai e vem de José Saramago, em viagens de avião por este mundo fora, a sua luta contra os problemas de saúde cada vez mais recorrentes e o seu esforço por acabar uma das últimas obras que nos deixou, "A Viagem do Elefante". 
    Toca a alma do espectador quando deixa trespassar pelo ecrã o dia-a-dia de um homem cansado, mas nem por isso menos lutador, e da sua mulher, verdadeira guerreira e pedra basilar do escritor, particularmente nesta fase final da sua vida. O que de mais extraordinário tem este filme, é que, apesar da intrusão de uma câmara nas suas vidas, os protagonistas não se deixam afectar pela mesma, levando o dia-a-dia normalmente, quase como se não estivessem acompanhados. Assim Miguel Gonçalves Mendes concebe um quadro realista, fluido e sincero da vida de duas fortes personalidades da cultura Ibérica, sem recurso a sentimentalismos forçados ou ao  mise en scène que muitas vezes nos habituamos a ver no formato documentário.
     Neste registo, encontramos uma oportunidade de conhecer melhor um génio da literatura portuguesa, a sua rotina atribulada e perceber o amor genuíno que nutria pela sua companheira de vida. Mais do que realizar um documentário, Miguel Gonçalves Mendes compõe um bonito retrato da vida pessoal de uma das maiores mentes do século XX.



Artur Correia dos Reis, 12ºL





Sem comentários:

Enviar um comentário