14 de abril de 2013



Verdade? Ou mentira?
Alimentação
Muitos são os mitos que todos nós temos sobre a alimentação. Este mês, com o Na Boca do Lobo tens a oportunidade de acabar de vez com alguns deles.

É verdade que a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata?

O ditado português está traduzido do ditado árabe, mas distorcido: o verdadeiro diz que “à noite é de chumbo”. Ou foi má tradução ou a necessidade de rimar.
         O que este ditado expressa é a absorção da laranja (e da maioria dos frutos) que é feita no intestino delgado e não no estômago. Acresce a acidez que, essa sim é sentida pelo estômago.
         Ao pequeno-almoço, como se come menos, os frutos passam mais rapidamente para o intestino, sendo melhor absorvidos. À noite, pelo contrário, se for a sobremesa de uma refeição substancial, os movimentos intestinais são mais lentos, a laranja sentir-se-á mais tempo no estômago (com a respetiva acidez) e depois demorará mais tempo a ser absorvida.
         Se estiveres com o estômago vazio, podes comer laranjas, seja a que horas for. 

Comer peixe faz as pessoas mais espertas?
     
O peixe, designadamente o salmão, é rico em ácidos gordos ómega 3, incluindo o ácido decosahexanóico, importante para o desenvolvimento do cérebro nos primeiros dois anos de vida. Esse ácido existe também no abacate e nas nozes.
         Claro que não será passaporte para a esperteza, mas que é bom, isso sim.

A minha avó costumava dizer, quando era pequeno e não queria comer cenouras, que elas “faziam os olhos bonitos” é verdade?
      
Tal afirmação tem fundamentação científica.
         As cenouras, tal como os outros vegetais amarelos, cor-de-laranja ou verde-escuros, são ricos numas substâncias que se chamam “carotenoides”. Estas substâncias são pigmentos precursores da vitamina A que, por sua vez, se chama “retinol” – estás a ver onde quero chegar… retinol…retina…olhos…
         Sem ser nos vegetais esta substância só existe nos ovos e no fígado. É precisamente neste órgão que o organismo converte os carotenos em retinol, que está na base de uma proteína dos olhos – a rodopsina - que nos permite ver quando a luz é escassa. A falta desta proteína leva a que a pessoa tenha dificuldade em ver quando a luz é ténue.
         Obviamente, comer cenoura não cura a miopia ou o astigmatismo, mas que protege os olhos e melhora a visão noturna, isso não oferece dúvida.

Qual é o mais saudável, o pão integral ou o pão branco?
        
No processo de refinamento do pão (que o faz mais branco) perdem-se fibra e alguns nutrientes importantes para o equilíbrio da pessoa. Assim, embora o pão branco seja eventualmente mais agradável ao paladar e de mais fácil digestão, o pão integral tem elementos nutritivos muito importantes que o branco perdeu, e que são protetores em relação à saúde, ao bom funcionamento intestinal e à prevenção de inúmeras doenças, como o cancro do cólon.
         Para lá disto, o pão integral, sendo de digestão e metabolização mais lentas, fornece energia de uma maneira mais correta e atempada, dando mais sensação de saciedade.

Aproveitar o azeite ou o óleo de fritar para outros dias faz mal à saúde?
        
Reutilizar o óleo é coisa que se faz há muito tempo e, se for bem feito não ocasiona problemas. O pior é se a gordura fica rançosa, ou seja, se se deteriora e, por isso, muda o sabor e o odor.
         Por outro lado, os óleos rançosos têm mais radicais livres, os quais, como é sabido, podem contribuir para o cancro.
         Portanto: se o óleo tem aspeto deteriorado, está viscoso e escuro, cheira mal ou já foi aquecido várias vezes, então é melhor optar por um novo.

Os alimentos light emagrecem?
        
Há que desmistificar essa ideia. Os alimentos magros têm uma relação calórica menor, mas comer dois iogurtes magros engordam mais do que um meio gordo, além de que não são apenas as calorias que fazem engordar ou emagrecer, mas a relação entre energia e as necessidades (que todos os dias são diferentes), e a relação entre eles: a associação de hidratos de carbono com gorduras engorda mais do que um doce “a cem por cento”. 

Tenho sempre uma vontade enorme de comer à noite. Isso engorda?
        
Não é o comer à noite que engorda, ou seja, se comer à noite ou durante o dia, tanto faz. O que engorda é comer muito à noite depois de andar a comer muito pouco durante o dia, ou deixar para a noite o grosso da comida - está-se com fome e o organismo absorve tudo o que se comer. Aliás, nunca é bom estar muito tempo sem comer.
Não é por acaso que se diz: “De manhã come como um rei, ao almoço como um príncipe e à noite como um vagabundo”. 

Comer chocolate causa acne?
         
Não há provas de que comer chocolate faça surgir a acne ou a agrave. Na acne, o problema é os poros estarem fechados com grânulos adiposos. Abrir os poros, controlar a produção dessa gordura e evitar a infeção pelas bactérias da pele é a solução. 


Rita Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário