26 de abril de 2013

Alunos da ESFRL vítimas das redes sociais

   Entre os dias 15 e 17 deste mês, 3 alunos da ESFRL foram vítimas de cyberbullying por parte de um grupo de colegas. Ao todo, os despoletadores da situação foram 6: 2 alunos com responsabilidades na escola que não os representantes dos alunos no Conselho Geral, 3 outros alunos e 1 ex-aluno. O episódio consistiu na publicação de comentários, os chamados "tweets", alusivos à vida pessoal dos visados.
    As vítimas reportaram a situação à Direção da escola, no passado dia 22, tendo sido informados de que a ocorrência era suscetível de queixa-crime e que seriam tomadas medidas internas para que os prevaricadores fossem responsabilizados. Depois de ouvidos, os alunos foram obrigados a apresentar desculpas pelas suas condutas, utilizando para o efeito o mesmo meio por eles utilizado inicialmente.
   Os despoletadores não só agiram contra normas do Regulamento Interno, como os seus atos de difamação/injúrias estão previstos no Código Penal.
   Entende-se por cyberbullying atos intencionais de ameaça e ofensa, através da utilização de tecnologia, em particular dos telemóveis e da Internet.
   Do total dos alunos portugueses entre os 10 e os 18 anos, 23.5% estão envolvidos em comportamentos de bullying, 2 a 3 vezes por mês ou mais, ou seja, 1 em cada 4 alunos.
Nelson Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário