26 de abril de 2013


O Le ESFRL

          No passado ano letivo, 2011/2012, foi criada uma página na rede social Facebook denominada “Le ESFRL”. Esta destina-se à publicação de “Memes inspirados no quotidiano de toda a excelente e grandiosa comunidade escolar da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo da cidade de Leiria”, como é referido na respetiva página.
Não existe tema que escape referente ao dia-a-dia da ESFRL, desde situações entre alunos, professores, funcionários, assim como no ambiente envolvente do Liceu, nomeadamente os cafés próximos.
Segundo consta, o “Le ESFRL” já foi alvo de intimidações com vista ao fecho desta comunidade, uma vez que alguns consideravam o seu conteúdo ofensivo, o que levou, assim, à eliminação de alguns memes.
Contudo, até hoje, este continua de pé.
Atualmente, a página encontra-se estagnada, uma vez que os administradores já se encontram no ensino superior, cuja identidade ainda não foi revelada. Abriram assim inscrições para novos gestores que estejam empenhados em atualizá-la.
Cabe aos interessados aceder ao seguinte link: https://www.facebook.com/photo.phpfbid=534951753182965&set=a.351359371542205.90079.351245321553610&type=1&theater, para encontrarem mais informações sobre a forma de candidatura. 

Rita Ferreira
Alunos da ESFRL vítimas das redes sociais

   Entre os dias 15 e 17 deste mês, 3 alunos da ESFRL foram vítimas de cyberbullying por parte de um grupo de colegas. Ao todo, os despoletadores da situação foram 6: 2 alunos com responsabilidades na escola que não os representantes dos alunos no Conselho Geral, 3 outros alunos e 1 ex-aluno. O episódio consistiu na publicação de comentários, os chamados "tweets", alusivos à vida pessoal dos visados.
    As vítimas reportaram a situação à Direção da escola, no passado dia 22, tendo sido informados de que a ocorrência era suscetível de queixa-crime e que seriam tomadas medidas internas para que os prevaricadores fossem responsabilizados. Depois de ouvidos, os alunos foram obrigados a apresentar desculpas pelas suas condutas, utilizando para o efeito o mesmo meio por eles utilizado inicialmente.
   Os despoletadores não só agiram contra normas do Regulamento Interno, como os seus atos de difamação/injúrias estão previstos no Código Penal.
   Entende-se por cyberbullying atos intencionais de ameaça e ofensa, através da utilização de tecnologia, em particular dos telemóveis e da Internet.
   Do total dos alunos portugueses entre os 10 e os 18 anos, 23.5% estão envolvidos em comportamentos de bullying, 2 a 3 vezes por mês ou mais, ou seja, 1 em cada 4 alunos.
Nelson Ferreira

24 de abril de 2013


R.G.A.

        Realizou-se, no passado dia 5 de abril, uma Reunião Geral de Alunos no auditório da ESFRL, a fim de aprovar os novos estatutos da Associação de Estudantes. Estiveram presentes 137 alunos, que se identificaram à entrada junto de elementos da Direção da esola e da AE. A presidente da Assembleia Geral de Estudantes, Vera Lagoa, iniciou a reunião pelas 12h42. Depois de agradecer aos alunos pela presença, informou sobre a ordem de trabalhos, que foi a seguinte: 1- Método de votação; 2- Alterações ao texto base dos estatutos; e 3- Votação dos estatutos. A votação procedeu-se de braço no ar, sendo os estatutos aprovados por unanimidade. No final, depois de lida a ata, a reunião foi encerrada pelas 12h57. Há pelo menos 10 anos que os alunos não se reuniam em R.G.A a fim de tratar de assuntos do seu interesse. 

Nelson Ferreira

22 de abril de 2013




“ARTISTA(S) MISTÉRIO(S) habita(m) árvore(s)”

Está aberta, desde o passado dia 9 de abril, a exposição “ARTISTA(S) MISTÉRIO(S) habita(m) árvore(s)”dos alunos de Desenho do 12.ºF na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo.
A ESFRL abriu as portas a toda a comunidade para dar a conhecer os 23 trabalhos dos alunos de uma forma original. As telas, de 1 metro por 1.6 metros, estão afixadas nos carvalhos que compõem a entrada da escola, um em cada árvore.
Baseadas no “Artista Mistério” de Leiria, os artistas representaram poses dos alunos interagindo com um objeto. A exposição, da responsabilidade das professoras Maria João Vieira e Sónia Almeida, tem entrada livre e está patente até ao dia 23 de abril, das 9 às 18 horas.
 Nelson Ferreira

14 de abril de 2013



Verdade? Ou mentira?
Alimentação
Muitos são os mitos que todos nós temos sobre a alimentação. Este mês, com o Na Boca do Lobo tens a oportunidade de acabar de vez com alguns deles.

É verdade que a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata?

O ditado português está traduzido do ditado árabe, mas distorcido: o verdadeiro diz que “à noite é de chumbo”. Ou foi má tradução ou a necessidade de rimar.
         O que este ditado expressa é a absorção da laranja (e da maioria dos frutos) que é feita no intestino delgado e não no estômago. Acresce a acidez que, essa sim é sentida pelo estômago.
         Ao pequeno-almoço, como se come menos, os frutos passam mais rapidamente para o intestino, sendo melhor absorvidos. À noite, pelo contrário, se for a sobremesa de uma refeição substancial, os movimentos intestinais são mais lentos, a laranja sentir-se-á mais tempo no estômago (com a respetiva acidez) e depois demorará mais tempo a ser absorvida.
         Se estiveres com o estômago vazio, podes comer laranjas, seja a que horas for. 

Comer peixe faz as pessoas mais espertas?
     
O peixe, designadamente o salmão, é rico em ácidos gordos ómega 3, incluindo o ácido decosahexanóico, importante para o desenvolvimento do cérebro nos primeiros dois anos de vida. Esse ácido existe também no abacate e nas nozes.
         Claro que não será passaporte para a esperteza, mas que é bom, isso sim.

A minha avó costumava dizer, quando era pequeno e não queria comer cenouras, que elas “faziam os olhos bonitos” é verdade?
      
Tal afirmação tem fundamentação científica.
         As cenouras, tal como os outros vegetais amarelos, cor-de-laranja ou verde-escuros, são ricos numas substâncias que se chamam “carotenoides”. Estas substâncias são pigmentos precursores da vitamina A que, por sua vez, se chama “retinol” – estás a ver onde quero chegar… retinol…retina…olhos…
         Sem ser nos vegetais esta substância só existe nos ovos e no fígado. É precisamente neste órgão que o organismo converte os carotenos em retinol, que está na base de uma proteína dos olhos – a rodopsina - que nos permite ver quando a luz é escassa. A falta desta proteína leva a que a pessoa tenha dificuldade em ver quando a luz é ténue.
         Obviamente, comer cenoura não cura a miopia ou o astigmatismo, mas que protege os olhos e melhora a visão noturna, isso não oferece dúvida.

Qual é o mais saudável, o pão integral ou o pão branco?
        
No processo de refinamento do pão (que o faz mais branco) perdem-se fibra e alguns nutrientes importantes para o equilíbrio da pessoa. Assim, embora o pão branco seja eventualmente mais agradável ao paladar e de mais fácil digestão, o pão integral tem elementos nutritivos muito importantes que o branco perdeu, e que são protetores em relação à saúde, ao bom funcionamento intestinal e à prevenção de inúmeras doenças, como o cancro do cólon.
         Para lá disto, o pão integral, sendo de digestão e metabolização mais lentas, fornece energia de uma maneira mais correta e atempada, dando mais sensação de saciedade.

Aproveitar o azeite ou o óleo de fritar para outros dias faz mal à saúde?
        
Reutilizar o óleo é coisa que se faz há muito tempo e, se for bem feito não ocasiona problemas. O pior é se a gordura fica rançosa, ou seja, se se deteriora e, por isso, muda o sabor e o odor.
         Por outro lado, os óleos rançosos têm mais radicais livres, os quais, como é sabido, podem contribuir para o cancro.
         Portanto: se o óleo tem aspeto deteriorado, está viscoso e escuro, cheira mal ou já foi aquecido várias vezes, então é melhor optar por um novo.

Os alimentos light emagrecem?
        
Há que desmistificar essa ideia. Os alimentos magros têm uma relação calórica menor, mas comer dois iogurtes magros engordam mais do que um meio gordo, além de que não são apenas as calorias que fazem engordar ou emagrecer, mas a relação entre energia e as necessidades (que todos os dias são diferentes), e a relação entre eles: a associação de hidratos de carbono com gorduras engorda mais do que um doce “a cem por cento”. 

Tenho sempre uma vontade enorme de comer à noite. Isso engorda?
        
Não é o comer à noite que engorda, ou seja, se comer à noite ou durante o dia, tanto faz. O que engorda é comer muito à noite depois de andar a comer muito pouco durante o dia, ou deixar para a noite o grosso da comida - está-se com fome e o organismo absorve tudo o que se comer. Aliás, nunca é bom estar muito tempo sem comer.
Não é por acaso que se diz: “De manhã come como um rei, ao almoço como um príncipe e à noite como um vagabundo”. 

Comer chocolate causa acne?
         
Não há provas de que comer chocolate faça surgir a acne ou a agrave. Na acne, o problema é os poros estarem fechados com grânulos adiposos. Abrir os poros, controlar a produção dessa gordura e evitar a infeção pelas bactérias da pele é a solução. 


Rita Santos